sexta-feira, 1 de outubro de 2010

WHEN HARRY MET SALLY




Roteiro: Nora Ephron
Direção: Rob Reiner


A CENA DA MESA -

Na cena anterior, Harry ficou abalado por ter reencontrado sua ex-mulher, Helen, com seu atual marido, Ira.
Sally tenta acalmar Harry, mas o choque parece grande de mais para ser esquecido.
Harry e Sally agora visitam o apartamento ainda-em-fase-de-mudança (ou recém-mobiliado) de Jess e Marie, seus melhores amigos, que ini-ciaram um relacionamento depois de serem apresentados por eles.

CENA – APARTAMENTO DE MARIE E JESS – SALA – INT – DIA

Uma mesa de centro feita de uma antiga roda de carreta estilo Velho Oeste com um tampo de vidro.

JESS: (PARA MARIE. MOSTRANDO A MESA)“Gosto disso, funciona, me dá uma ideia de lar”
MARIE: “Tudo bem, Harry e Sally serão nossos juízes”.
Harry e Sally analisam a mesa.
JESS: “O que acham?”

Harry dá de ombros.

HARRY: “Legal”.
JESS: (PARA MARIE)“Caso encerrado”.
Jess tenta dar um beijinho em Marie, que não se deu por vencida e argumenta.
MARIE: “É claro que ele gosta, ele é homem. Sally?”

Sally dá uma olhadela na mesa e faz uma careta, balançando a cabeça, pois não gostou nada dela.

JESS: “O quê há de errado?”
MARIE: “É tão horrível que nem á pra explicar...”
JESS: “Querida, não tenho nada contra as suas coisas...”

Marie interrompe.

MARIE:“Se tivéssemos espaço extra, poderíamos colocar suas coisas lá...até os bancos do bar.

Harry foi para a janela, abandonando a conversa, amargurado pelo en-contro com a EX.
Sally fica sem saber o que fazer: conversar com os amigos ou dar uma força para Harry.

JESS: “Calma aí. Não gosta dos meus bancos do bar??”

Harry com expressão nervosa. Jess se volta pra Harry.

JESS: “Harry, venha aqui. Alguém tem de ficar do meu lado”.
MARIE: “Eu estou do seu lado, só estou tentando ajudá-lo a ter bom gosto.
JESS:“Eu tenho bom gosto!
MARIE: “Todos pensam que tem bom gosto e senso de humor, mas não é possível que todos tenham”

A conversa calou fundo em Harry. Ele sai do seu canto na janela e se aproxima dos amigos, tem algo importante a dizer.

HARRY: “Sabe, é engraçado. Começamos assim, Helen e eu. Com paredes vazias, colocamos quadros, escolhemos pisos juntos. Sabe o que acon-tece depois? Seis anos depois você se pega cantando “Surrey With a Fringe On Top” na frente de Ira!”

Harry termina o diálogo aos berros.

SALLY: (cochichando): Temos de falar sobre isso agora?
Harry não cede.
HARRY: (PARA SALLY) “Sim, agora é o momento certo para falarmos so-bre isso porque quero que nossos amigos usem minha experiência”.

Harry explica para o casal de amigos:

HARRY: “Agora tudo é perfeito. Todos felizes e apaixonados. Isso é maravilhoso, mas saibam que mais cedo ou mais tarde...

Harry caminha até uma das caixas abertas da mudança, tira dela um prato de cerâmica pequeno de café-da-manhã e mostra o prato para os amigos.

HARRY: (cont.) ...estarão brigando para ver com quem fica esse pra-to. Esse prato de oito dólares custará mil dólares de ligações para a firma jurídica “Isso é Meu, Isso é Seu”. Façam-me um favor, para seu próprio bem, ponham o nome nos livros agora mesmo, antes que se confudam e não saibam o que é de quem...

Jess e Marie se olham, assustados, confusos e um pouco irritados – Hary está dizendo algo verdadeiro?

HARRY:(cont.)Porque um dia, acreditem ou não, vão lutar 15 rounds para decidir quem fica com a mesinha. Esta estúpida, estilo Roy Rodgers, mesinha de segunda mão!!

Harry termina o discurso novamente aos berros, apontando energica-mente para a mesinha, e se afasta.

JESS: (indignado) “Pensei que gostasse dela!”
HARRY: (retruca em off) “Estava sendo simpático!”

Harry sai do apartamento batendo a porta.
Sally olha sem jeito para os amigos e explica.

SALLY: “Acabou de encontrar Helen.”

Sally vai atrás de Harry, saindo também do apartamento.
Marie e Jess se abraçam como se fossem sobreviventes de um terremoto e agora precisassem reconstruir sua vida.
Marie olha para Jess, confiante e amorosa:

MARIE: “Quero que saiba que nunca vou querer essa mesinha...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário