quarta-feira, 25 de agosto de 2010

TUDO PODE DAR CERTO - WOODY ALLEN




Tudo Pode Dar Certo é puro teatro de Woody Allen. Como Sonhos de um Sedutor, a peça.

Para entender como Woody Allen cria um enredo para teatro e o transforma em filme e tudo dá certo, vejamos uma pergunta-e-resposta com o jornalista Eric Lax:

Eric Lax: Você acabou de finalizar um novo filme, Tudo pode dar certo. Ao contrário dos seus últimos trabalhos, esse é um filme nova-iorquino sobre um avarento, uma ingênua e o estranho rumo que o amor pode tomar. Quando você teve a ideia?

Woody Allen: Poucos meses antes de escrever o filme. Fiquei entre dois polos. Foi concebido como peça de teatro, mas o problema é que havia um monte de coisas que aconteciam fora, pela cidade. Então achei que podia ser um filme, mas tinha um monte de coisas que aconteciam dentro [ri]. Então o que eu fiz foi forçar como filme e tentar fazer mais coisas no exterior, nas ruas de Nova York e de Chinatown. Mas foi concebido como peça. Teria funcionado no palco, mas precisaria ser uma coisa que nem [a peça] Sonhos de um sedutor, em que a luz muda para imaginar que as pessoas estão se movimentando por Nova York.

SONHOS DE UM SEDUTOR

Pura verdade. Play It Again, Sonhos de um Sedutor, a peça, respira uma dinâmica cinematográfica, de mudanças instantâneas de cenários e personagens com uma simples alteração da luz no palco.

A ação da peça avança por "cenas" - uma separação do drama em "pedaços" típicos da escrita de roteiro - ao invés de um contínuo "de teatro".

Vale a pena ler a peça, publicada pela editora gaúcha L&PM nos anos 80, para observar a capacidade única do Woody Allen brincar com os códigos da escrita, sempre de forma inteligente.

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