terça-feira, 11 de agosto de 2009

MIDPOINT - TONY BLUNDETTO

Um exemplo exato de Midpoint: é o final do sexto capítulo da quinta temporada de Família Soprano. Quando Tony Blundetto (Steve Buscemi) abandona sua experiência de "homem comum" e volta para a família.

Se olharmos a quinta temporada e seus treze epísódios como um grande arco, vamos encontrar o ponto de virada desta subtrama bem no centro - lá no alto - "pronta para cair".

Outras subtramas correm em paralelo. Algumas mais adiantadas, outras quase no seu final.

- Feech sai da prisão e, caindo na trama, voltou pra cana.

- Tony tentou seduzir a Dr. Melfi. Sem obter êxito, voltou a ser um paciente.

- Anthony Jr. saiu da casa da mãe, foi morar com o pai, brigou e voltou outra vez para Carmela.

- Carmela teve seu primeiro romance pós-separação. Assim como a desilusão amorosa resultante.

No caso de "Tony B": uma parábola clássica.

- Tony Blundetto, mafioso, sai da prisão decidido a abandonar seu antigo modo de vida. Na prisão virou massagista e agora pretende ganhar sua licença do Estado de New Jersey para praticar legalmente sua nova profissão. Casado com uma mulher decente, que conheceu pela internet e com um casal de garotos gêmeos, Blundetto é empregado de uma lavanderia enquanto estuda para a prova de admissão. Vez por outra, encontra seus velhos parceiros, sua "família", mas apenas para um joguinho aqui, um trago ali. Então o Destino (também conhecido por David Chase - nesse caso) exibe sua face: durante um doce passeio noturno com a esposa, observam um carro em alta velocidade passar pela rua e jogar uma sacola para o quintal de uma casa. Curiosos, enquanto ouvimos as sirenes policiais à distância, o casal abre a sacola. "É um feto?" - pergunta a assustada esposa. Blundetto abre a sacola e observa. Agora vemos o interior. Drogas e doze mil doláres. "É uma benção!" - diz a esposa.
Não será.
Blundetto, velho malandro, gasta os doze mil dólares em roupas caras e cafonas, joga, bebe, faz o que um mafioso da Old School sempre fez.
O emprego na lavanderia, o sonho de abrir negócio próprio, o chefe coreano, imigrante e batalhador que vai se tornar seu sócio na casa de massagens - tudo agora é pressão.
Blundetto, depois de uma reação catártica negativa, está pronto para encontrar Tony e pedir seu emprego de volta. Está pronto para ser ele mesmo e está exatamente no meio de do pêndulo dramático, pronto para deslizar para o lado contrário. Como todo bom personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário