terça-feira, 13 de abril de 2010

EL BOINARENSE – TRAPERO – OBSERVAÇÕES FUGAZES

Descrição das ações de uma seqüência.

Da chegada de Mendoza em Buenos Aires até o curso de treinamento – passando pela forma como é admitido na polícia de Buenos Aires.

As cenas são curtas, realistas, não-explicativas. Ilustrações de um processo. O personagem é secundário. Mendoza vai meio ao acaso – é conduzido, assim como o público, por um ambiente onde nada é claro. O que fica é a desorganização geral, o pouco caso e o pouco treinamento da polícia.

Cenas:
1.circula meio perdido por Buenos Aires, dorme em mesa de bar.
2. encontra o bar do sujeito que o indicará à polícia e fala com o sujeito. Como seu tio foi da “Força”, esse sujeito o ajudará.
3. dorme a noite em banco de praça.
4. circula pela cidade e pega ônibus até uma delegacia.
5. esse sujeito o aguarda e o apresenta ao delegado. Como o delegado deve favores ao sujeito que devia favores ao tio de Mendonça, este o ajudará. O delegado pergunta se ele tem certeza de que quer ser polícia. Mendoza responde com uma afirmativa. Comandante retruca: “Que Deus o ajude”.
6. sujeito com secretária-policial. Vão diminuir a idade de Mendoza para que este possa integrar a Bonarense.
7. Delegado ordena que Mendoza ganhe uniforme e faça serviços-gerais. É o que basta para indicar sua admissão.
8. Policial e delegado discutem. Há falta de pessoal em posto – policiais foram feridos. Delegado não quer ou não pode fazer nada. Manda policial levar Mendoza.
9. Posto policial. Mendoza durante um dia na rotina do posto. Chega carta para reaizar o treinamento físico.
10. Em campo de futebol, treinador gritando com recrutas. Exercícios físicos.
11. Noite, volta pro posto, seu único espaço na cidade grande. Sua casa.

Observação: no Natal o delegado tá de porre, deprimido, vemos close do seu rosto bêbado e triste. Uma seqüencia depois, o sub-delegado tá discursando pros agentes. Ele é o novo delegado.

Um processo sutil. A ficha cai. “Ah, por isso que na festa de Natal...”

Não há explicações. Só fragmentos.

Roteiro: Pablo Trapeiro

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