sábado, 13 de fevereiro de 2010

O PÂNTANO – MARTEL – OBSERVAÇÕES FUGAZES

Multi-trama? Ou multi-semi-tramas? Diversos personagens, estrutura compartimentada, finais abertos...

O Pântano - filme "moderno".

Cenários:
Fazenda – Casa sede / Casa da Prima na cidadezinha / Apê em Buenos Aires.

Núcleos:

Fazenda

Núcleo da mãe bêbada – sempre às voltas com suas reclamações ou em volta da cama. (observações twitter: a mãe não tem historia, não tem drama e conflito, ela reclama)

Núcleo dos adolescentes – juntam-se para caçar nos matos ou tomar banho de piscina – brincam de esconde-esconde – pura energia.

Núcleo Mami e Isabel - relação menina-branca-patroa com empregada-mestiça-pobre – o grande conflito da Fazenda.

Cidades

Casa da Prima na Cidadezinha: núcleo da família – a rotina da mãe com as filhas, as visitas à irmã na fazenda ou a visita dos sobrinhos na cidadezinha – o pátio interno e o tema do acaso e tragédia.

Apê em Buenos Aires – o filho mais velho e a ex-amante do pai.

Quando o filho volta à Fazenda e corre atrás da empregada, que tem o namorado na cidadezinha – os núcleos se unem e tramas são esboçadas – sem a necessidade de resolução.


Possibilidades para o Tema de O Pântano:
devemos acreditar no Divino? A vida tem sentido? A religiosidade é uma cortina de fumaça para o caos entre os homens?

The End:
O final de O Pântano é um evento que só aparece a partir do meio do filme – a suposta aparição da Virgem – uma estrutura externa aos núcleos (não faz parte de nenhum nem é comentada ou sentida por ninguém. Nenhum dos personagens principais visita o local, por exemplo) e que se resolve com um personagem secundário que não tem conflito (o pobre do menininho), de uma maneira aparentemente acidental, gratuita e chocante.

Uma ilustração da falta de rumo das pessoas?

O evento religioso (lateral às tramas)para corporificar aquele amontoado de “ações sem sentidos” dos personagens?

The End Mesmo:
Sempre lembro do romance Submundo, Don Delillo. No romance também há uma aparição da Virgem - algumas consequências.

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