segunda-feira, 6 de julho de 2009

NO RESTAURANTE JAPONÊS

Escolheu um restaurante japonês com boa fama na cidade, ele aguardava sua presença.
— Já estou me sentindo em casa. – Murilo disse, assim que a viu.
— Que ótimo – ela disse, envergonhada, porque aceitar o convite de um estranho para jantar é diferente de sentar-se ao lado desse estranho.
— Se você tiver o bom gosto para outras coisas como tem com restaurantes! – Murilo comentou.
Ela mordeu os lábios. “É claro que tenho, seu boboca, não está vendo meu acompanhante no jantar?”.
— Pensava que só existissem restaurantes de churrasco em Porto Alegre.
Ela abriu um sorriso compreensivo. “Nós chamamos de ‘churrascarias’, manezão, mas tudo bem, não sou eu quem vai se zangar por causa dessas diferenças culturais irrelevantes”. E respondeu:
— Imagina! Comemos de tudo nessa cidade.
— O mais sensacional é que vocês não engordam. Veja o exemplo da Gisele Bundchen. Seu corpo tem medidas perfeitas, mesmo sendo criada a carne de costela gorda.
“Meu Deus, vou precisar de muito saquê”
—Desculpe, a Gisele Bundchen não é portoalegrense.
— Não?
— Ela nasceu e cresceu numa cidade chamada Horizontina. Fica no interior do estado. Na região noroeste. Não sei o suficiente da sua vida particular pra poder te responder como era a alimentação dela, mas se a minha vida pode servir de parâmetro, eu te diria que “carne de costela gorda” não chega bem a ser uma tara alimentar entre as gurias gaúchas.
— Verdade?
Ela esgarçou os lábios e apertou os olhos na tentativa mais bem-intencionada do mundo de parecer compreensiva.
— É...
Ele sorriu constrangido, mas o que Amanda achou mais interessante foi que no sorriso não havia nenhum traço de vergonha. Ao mesmo tempo, ela não o classificaria como um sorriso de desdém ou superioridade. Era um sorriso constrangido completamente natural para o momento.
— Desculpe sobre esse equívoco.
— Não tem problema. Nem queira saber o que pensamos sobre os cariocas em geral – ela comentou, a título de reciprocidade.
Chamou o garçom e pediu logo o saquê.©

Nenhum comentário:

Postar um comentário