segunda-feira, 22 de junho de 2009

STEVE KLOVES - O ROTEIRISTA DE HARRY POTTER

A Warner Brothers compra os direitos de um caminhão de livros todos os anos e os oferece aos roteiristas da casa, para leitura. Os roteiristas passam os olhos no que lhes parece interessante e retornam com suas impressões para os produtores.
A grande maioria desses livros jamais se tornará um filme. E os poucos livros realmente adaptados para as telas continuam esforçados produtos culturais presos entre dois mundos, ou duas artes, pouco justificando o dinheiro e o tempo gastos na transposição de uma história ou uma idéia de um meio para outro.

Mas, voltando a Steve Kloves.
Certa vez, na lista apresentada pela Warner havia o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal. O livro tinha estourado na Inglaterra, mas ainda era desconhecido nos EUA.
Steve gostou do que leu. Produtores ingleses já tinham comprado os direitos e agora estavam atrás da expertise norte-americana em cinema.
Kloves, o roteirista e diretor de Susie e os Baker Boys, com Michelle Pfeiffer e Jeff Brigdes, foi o escolhido para adaptar a série.
O resultado na tela nós conhecemos. O que torna a coisa mais irônica é que o Destino às vezes bate mesmo na porta da gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário